Shiatsu
É uma técnica de massagem oriunda do Japão que é muito conhecida pela pressão que o terapeuta exerce com os polegares nos meridianos (canais de energia). Saiba, porém, que esta pressão nos meridianos pode ser também realizada com cotovelos, joelhos e mãos.
Registros apontam que mais ou menos 5 mil anos atrás, na China, para equilibrar a energia vital (Qi em chinês), sacerdotes taoistas praticavam uma forma de meditação e manipulação corporal.
Com o passar do tempo, estes conhecimentos foram levados para o Japão sob diversas formas (acupuntura, moxabustão, entre outras) e deram origem a uma técnica conhecida como Anmá.
O Shiatsu foi desenvolvido no Japão utilizando técnicas da massagem tradicional chinesa, mais precisamente da técnica Anmá, que é uma técnica de massagem que utiliza fricção e pressão nas partes mais tensas do nosso corpo.
Estes registros históricos são encontrados no famoso livro “Princípios de Medicina Interna do Imperador Amarelo” que são um dos primeiros registros formalizados e datados com mais de 2 mil anos de existência.
O Shiatsu é indicado para o restabelecimento do equilíbrio de nossas energias. É fundamental procurar um shiatsuterapeuta experiente para que este, faça o correto diagnóstico e aplique a técnica de maneira correta.
Em caso de distúrbios causados pelo excesso de energia precisamos sedar o ponto. Para isto basta pressionar profundamente e continuamente o ponto durante Um a Cinco minutos.
Na deficiência precisamos tonificar o ponto, pressionando-o repetidamente em intervalos de um segundo, durante Um a Cinco minutos.
Sedação - pressão contínua (esta pressão é feita o tempo que for necessário).
Tonificação - pressão alternada (deve-se manter o polegar na zona específica durante 6 segundos e ir retirando lentamente durante 3 segundos – fazer isto várias vezes o tempo que for necessário).
-
Desequilíbrios emocionais como fobias, depressão, estresse, preocupação, TPM;
-
Insônia, ansiedade;
-
Acabar com a fadiga física e mental;
-
Melhorar a circulação do sangue e dos vasos linfáticos;
-
Prevenção de doenças;
-
Melhorar a respiração;
-
Promover o equilíbrio do corpo e da mente de uma forma geral.
-
Pessoas com câncer;
-
Pessoas com osteoporose;
-
Crianças muito pequenas;
-
Pessoas com varizes;
-
Pessoas com edemas, inchaços e fraturas.
