top of page

Como tratar Estrias


estrias

O que são estrias?

As estrias são as marcas que mais incomodam as mulheres e quase nenhuma está isenta delas. Geralmente aparecem na puberdade, com mudanças de peso muito bruscas ou após a gravidez, onde a pele se estica muito rápido e se rompe.

Ao longo do tempo as marcas se tornam muito brancas e nunca desaparecerão da pele, se não for realizado um tratamento específico para atenuá-las.

As estrias passam por três fases: a fase de inflamação, que é quando elas estão avermelhadas; uma fase intermediária, em que a inflamação começa a sumir; e a fase atrófica, em que elas ficam brancas e aquela região da pele perde colágeno e fibras, o que dificulta a recuperação.

No começo estas cicatrizes podem ser corrigidas facilmente já que apresentam uma cor roxo avermelhado e em seguida, vão se tornando brancas (peroladas), mas não da mesma cor que a pele, por isso sempre são ressaltadas, inclusive em pele bronzeada.

Geralmente se instalam na área dos quadris, seios e barriga, criando um efeito antiestético que torna todas complexadas. A boa notícia para todas as mulheres que sofrem com elas e as veem como um defeito da pele, é que têm tratamento e, em geral, não é invasivo.

Os tratamentos mais comuns para as estrias se diferenciam dependendo se as estrias são antigas ou novas.

Tipos de Estrias

VERMELHAS: Existe circulação sanguínea nelas e com peelings, podem ser eliminadas por completo ou atenuar tanto para que pareçam invisíveis, claro que se usado peeling de Diamante e o químico o resultado é melhor em poucas sessões.

BRANCAS: Significa que já se consolidou a cicatriz provocada pela ruptura das fibras de colágeno. Nesses casos, os tratamentos são mais longos e usados peelings fortes.

Os resultados variam de acordo com cada paciente, mas as estrias brancas podem chegar a diminuir em 70%.

O mais importante além de pensar sobre o tratamento adequado ou aquele que está ao nosso alcance, é evitar futuras aparições de estrias.

Como preveni-las

  • Manter o peso adequado, não fazer dietas extremas, nem aumentar de peso com o famoso “efeito sanfona”.

  • Hidratar diariamente a pele com cremes ricos em vitaminas.

  • Se necessário tomar suplementos de colágeno.

  • Durante a gravidez você pode preveni-las controlando o aumento de peso e com o uso de cremes específicos.

  • Durante o pós-parto imediato, faça tratamentos a nível dérmico, peelings, drenagem linfática e cremes para uso home care. Quando terminar o período de aleitamento materno, você pode recorrer aos tratamentos estéticos mais eficazes.

  • Cuidado com o excesso de músculos, já que muitas vezes se faz de forma brusca e a pele não se acostuma e gera estrias por se esticar muito rápido.

IMPORTANTE:

Cremes e loções apenas agem na prevenção.

Peeling

Peelings são esfoliações ou a aplicação de substâncias químicas ou microdermoabrasivas com intuito de eliminar marcas. Pode ser químico (com a aplicação de ácidos, como retinoico e salicílico, ou de fenol) ou físico, feito através de processos mecânicos, como a microdermoabrasão - conhecida como peeling diamante.

O peeling pode ser usado em estrias mais novas ou ainda nas mais antigas. Você consegue um resultado surpreendente com várias sessões do tratamento. Para quem ainda não conhece o peeling, esse é um tratamento muito comum na estética, principalmente para a remoção de manchas da pele. O peeling faz a esfoliação da pele na região aplicada. Dependendo do ácido usado no procedimento, você consegue resultados mais profundos, agindo assim contra a estria, por exemplo.

Peeling de Diamante

Microdermoabrasão, estimula a renovação da pele por meio do atrito. Todas essas formas de peeling são indicadas para o extermínio de estrias. Lembre-se de escolher e conhecer bem o profissional que irá aplicar o procedimento, pois é algo delicado. É preciso fazer de 5 à 15 sessões, podendo varias de acordo com o tipo de pele.

Peeling Químico

Belmend: é um peeling químico indicado para tratamentos específicos; como rejuvenescimento; antiacne; manchas; imperfeições da pele; entre outros. Seu resultado é de forma lenta e gradual; realizando uma esfoliação superficial a mediana.

Pode ser usado combinado com outros peelings, potencializa tratamentos e esfoliante, é um produto indicado apenas para uso em cabine, com aplicações de uma a duas vezes por semana, sempre sob supervisão de um profissional de estética. Pode ser utilizado com aparelhos de microcorrentes e não apresenta nenhuma restrição quanto a fototipo de pele, tem como ativo o Ácido de Magnésio.

Glicoamino: É um Ácido Glicólico que atua como esfoliante químico para peles com estrias e imperfeições, Ações esfoliante, atua na regeneração cutânea, tem como ativos o Ácido Glicólico e Phytoaminoácidos. Ajuda a reduzir o espessamento da pele e estimula a regeneração cutânea, permitindo a melhora no aspecto das irregularidades presentes na superfície. Para uso associado ao Belmend. De forma geral, resultados podem ser notados a partir do segundo ou terceiro mês de uso. Quando realizado na forma de peeling, no qual as concentrações são maiores, os resultados aparecem mais rapidamente. O ácido glicólico torna a pele mais sensível, portanto após seu uso, o ideal é não expor a pele ao sol sem a proteção adequada, ou isso pode causar forte irritação na pele com descamação, vermelhidão e até mesmo o surgimento de manchas.

Tratamento

Em nosso espaço após a avaliação escolhermos como será o protocolo, sendo que os meios mais eficazes são os peelings tanto físico quanto químico combinados e o laser.

Protocolo:

Pressão 300 mmHg até 400 mmHg (com a ponteira fina sobre cada estria até causar hiperemia). Ponteira varia de acordo com a sensibilidade da cliente.

  • Higiênizar

  • Peeling de diamante (Passar de 5 a 10 vezes por estria)

  • Tônico

  • Vacuoterapia

  • Pré Peeling

  • Peeling

  • Fluído fotopermeavel CLARILED com Led

  • Hidratação

  • Protetor solar

No caso da utilização do laser ele jamais deve ocorrer junto com os peelings químicos, podem ser realizadas sessões intercaladas para acelerar o processo agregando a radiofrequência, conforme a avaliação do profissional qualificado e Certificado em Estética para executar qualquer um destes procedimento. Em nosso estabelecimento contamos com uma equipe totalmente qualificada para aplicar qualquer um destes procedimentos.

  • Sessões necessárias de no mínimo 5 até 15 sessões, podendo variar de acordo com a cliente, o intervalo entre as sessões de 7 a 15 dias.

  • Aparência da pele durante o tratamento é de inchaço e vermelhidão, formam-se crostas acastanhadas que cairão aos poucos e, dependendo do paciente, podem durar de 30 a 90 dias.

  • Contraindicações na gestação e pode causar manchas nas peles mais escuras.

  • Cuidado com a exposição ao sol durante o tratamento.

  • Erros mais frequentes são de clientes que param o tratamento na quinta sessão e não terminam, deixando assim o profissional com seu trabalho inacabado, pois o cliente sempre tem que ter a consciência de que o número de sessões varia e precisa manter o procedimento constante até o resultado desejado, e sempre seguir as recomendações do profissional.

  • A desvantagem é o risco de aparecimento de manchas escuras (castanhas), mas que saem com o tempo e com uso de clareadores.

Autor: Derllin

agendamento

Em nosso Centro de Aprimoramento disponibilizamos

uma Formação Profissional em Estética e Massoterapia,

para acessar o curso com Certificado,

basta clicar na imagem a baixo.

estética e massoterapia

205 visualizações

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Procurar por tags

WhatsApp
bottom of page