top of page

Madi Shodhan Pranayama ou Prakriti Pránáyáma no YOGA


Técnica de Respiração das Narinas Alternadas (Nadi Shodhan Pranayama).

  • Nadi = canal de energia sutil; shodan = limpeza, purificação;

  • Pranayama = técnica de respiração.

Nádí shodhana significa purificação das nádís. Este respiratório é importantíssimo no Yoga, pois promove o bhúta shuddhi, a limpeza do corpo sutil, requisito preliminar e indispensável para as práticas mais avançadas.

Uma ótima técnica de respiração que ajuda a manter a mente calma, alegre e em paz. Poucos minutos de Nadi Shodan Pranayama por dia é ótimo para desestressar a mente, liberar a tensão acumulada e a fadiga. Essa técnica de respiração ajuda a limpar os canais de energia bloqueados no corpo, que por sua vez acalmam a mente.

Como fazer a respiração das narinas alternadas (Nadi Shodhan Pranayama):

  1. Sente-se confortavelmente com sua coluna ereta e os ombros relaxados. Mantenha um sorriso gentil no seu rosto.

  2. Repouse sua mão esquerda no seu joelho esquerdo, palma aberta em direção ao céu ou em Chin Mudra (polegar e dedo indicador tocando as pontas suavemente)

  3. Posicione a ponta dos seus dedos indicador e dedo do meio da mão direita no meio das sobrancelhas, os dedos anelar e mínimo na narina esquerda, e o polegar na narina direita. Nós iremos usar os dedos anelar e mínimo para abrir e fechar a narina esquerda, e o polegar para abrir e fechar a narina direita.

  4. Aperte a narina direita com seu polegar para fechá-la, e expire gentilmente pela narina esquerda.

  5. Agora inspire pela narina esquerda, e então pressione gentilmente essa narina esquerda com os dedos anelar e mínimo. Remova o polegar direito da narina direita, e expire pela direita.

  6. Inspire pela narina direita e expire pela esquerda. Voce agora completou uma ronda do Nadi Shodhan pranayama. Continue inalando e exalando com as narinas alternadas.

  7. Complete 9 rondas alternando as respirações em ambas as narinas. Após cada expiração, se lembre de inspirar pela mesma narina que você expirou.

Mantenha seus olhos fechados por toda a prática e continue tomando longas, profundas e suaves respirações sem nenhum esforço ou força.

Nadi Shodhan pranayama ajuda a relaxar a mente e prepará-la para entrar em estado meditativo, portanto é uma boa ideia fazer uma meditação curta após o Nadi Shodhan. Alguns praticam essa técnica de respiração como parte da sequência Padma Sadhana.

Benefícios da Respiração das Narinas Alternadas (Nadi Shodhan Pranayama):

  • Excelente técnica de respiração para acalmar e centrar a mente. Nossa mente tem uma tendência de manter lamentando ou glorificando o passado e tendo ansiedade sobre o futuro. (Nadi Shodhan pranayama) ajuda a trazer a mente ao momento presente

  • Trabalha terapeuticamente na maioria dos problemas circulatórios e respiratórios.

  • Livra a mente e o corpo de stress acumulado, relaxando-os.

  • Ajuda a harmonizar os hemisférios esquerdo e direito do cérebro, que se relacionam aos lados lógico e emocional da sua personalidade.

  • Ajuda a purificar e balancear os nadis, os canais de energia sutil, garantindo assim fluxo de prana (energia vital) através do corpo.

  • Mantém a temperatura do corpo.

Pontos a se lembrar durante a prática da Respiração das Narinas Alternadas (Nadi Shodhan Pranayama):

  • Não force a respiração. Mantenha o fluxo gentil e naturalmente. Não respire pela boca e não faça qualquer som enquanto respira.

  • Repouse os dedos bem suavemente na testa e no nariz. Não é necessário aplicar nenhuma força.

  • Em caso de você sentir tédio ou ficar bocejando após a prática do Nadi Shodhan pranayama, perceba o tempo que você leva para inalar e exalar. Sua expiração deve estar mais longa do que sua inspiração.

Contra indicações:

Nenhuma. Depois de você ter aprendido essa técnica de respiração com um instrutor, você pode praticar esse pranayama, de estômago vazio, duas a três vezes ao dia.

Saiba mais 👇

105 visualizações

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Procurar por tags

WhatsApp
bottom of page