O que é semente de rudraksha?


Sem dúvida, um dos materiais mais utilizados na confecção dos japamalas tradicionais são as famosas sementes de rudraksha. Em sânscrito, o termo ‘rudraksha’ simboliza Shiva, uma das divindades mais veneradas do hinduísmo. Rudra significa Senhor Shiva e Aksha significa lágrimas.

Também conhecida como lágimas de Shiva, planta nativa da Ásia.

Segundo a crença indiana, Buda recebeu sua iluminação enquanto meditava sob uma árvore de rudraksha. A partir desta crença, foram atribuídas à rudraksha propriedades medicinais que vão desde o controle do estresse e redução de problemas circulatórios até a Cura de doenças mais severas.

Benefícios:

  • Riqueza: As sementes de Rudraksha com um cinco, sete ou nove Mukhis têm a reputação de trazer riqueza e luxo ao portador. A Rudraksha com uma linha vertical é considerada uma benção pelo deus indiano Lord Shiva. De acordo com a Planetary Gemologists Association, Rudraksha com cinco faces são as mais comumente encontradas na natureza e são regidas pelo planeta Júpiter, a Rudraksh de um só Mukhi é alimentada pelo Sol, enquanto Rudrakshas de sete faces são influenciadas por forças dominantes de Saturno.

  • Harmonia: A Rudraksha de dois Mukhi e a Gauri Shankar, um par de Rudrakshas naturalmente unidas, podem ser usadas ​​para criar harmonia e promover a paz nos relacionamentos, ambas acalmam a raiva e a frustração e ajudam a mente a se concentrar, as Rudrakshas de dois Mukhi são influenciadas pela Lua, enquanto a Gauri Shankar representa a relação de harmonia do senhor Shiva e da deusa Parvati.

  • Autoconfiança: Rudrakshas com um, três e oito Mukhi são como estimulantes da autoconfiança e avessas à depressão, a Rudrakshas de três Muhki são dominadas pelo planeta Marte, enquanto as de oito são regidas pela estrela Rahu.

  • Conhecimento: A Rudrakshas com quatro, cinco ou seis faces, fortalecem a mente dos seus proprietários e aumentam a capacidade de concentração.

  • Moksha: É um estado de ser espiritual procurado pelos Hindus e Jainists. É um estado de libertação do ciclo de nascimento e de morte, da realidade do tempo e do espaço e das consequências do karma. O Moksha pode ser alcançado através da rara Rudraksha de 13 Mukhi, os poderes dessa semente ao planeta Vênus.

  • Criança do Sexo Masculino: A Rudraksha de onze Mukhi é reforçada por sete deuses indianos. Além de ajudar os portadores a viver uma vida abundante e bem-sucedida, ela pode conceder a bênção de uma criança do sexo masculino a uma mulher que quer dar à luz

  • Rudraksha - Semente de uma árvore encontrada na Índia, no Nepal, no Tibete, na Indonésia e na Malásia, cujas sementes, tiradas do fruto.

  • Mukhis - É a divisão dos "gomos" da semente, linhas verticais que dividem a semente.

  • Gauri Shankar - Não encontrado.

É muito comum encontrar os Sadhus, os sábios indianos, carregando consigo grande quantidade de sementes de rudraksha, seja como colares ou outros acessórios.

Apesar do avanço da ciência moderna, não há estudos científicos capazes de determinar com segurança as propriedades atribuídas desde muito tempo às sementes de rudraksha.

Mesmo assim a tradição milenar segue forte e as sementes de rudraksha são objeto de desejo de muitas pessoas, independentemente de casta, credo, religião, nacionalidade ou sexo.

Todos podem usar as sementes de rudraksha pois, além de serem lindas, elas não tem contraindicação!

Cientificamente conhecida como Elaeocarpus ganitrus Roxb, a árvore rudraksha é grande, possui largas folhas verdes e crescem comumente na área da planície aos pés do grande Himalaia e região central do Nepal. Leva de 15 a 16 anos para que uma árvore de rudraksha atinja sua maturidade e dê frutos!

Por sua vez, os frutos da rudraksha, de onde saem as sementes, são cobertos por uma camada externa de cor azul e bastante dura.

O tamanho das sementes está relacionado a idade na qual o fruto é colhido: aqueles colhidos mais precocemente possuem sementes menores. Já os frutos mais velhos, são maiores e suas sementes também.

Em cada semente de rudraksha podem ser vistas linhas percorrendo toda sua superfície, de cima a baixo. Estas linhas verticais são chamadas mukhi, que em sânscrito significa algo como “fendas ou sulcos na superfície”. As linhas dividem as sementes em ‘gomos’ e determinam suas propriedades energéticas.

Por exemplo, as sementes com uma linha vertical são rudrakshas de um mukhi, aquelas com duas linhas são de dois mukhis e assim por diante. Sementes que possuem de 1 a 21 mukhis, são comumente encontradas. Já as sementes com 22 mikhis para cima são muito raras.

As sementes de rudraksha com cinco faces são encontradas muito facilmente e em abundância. Por isso são mais acessíveis e suas propriedades são mais conhecidas.

De acordo com a tradição hindu, as sementes de cinco mukhis estão associadas ao planeta Jupiter, o grande benéfico – segundo a astrologia – e controla os cinco elementos: Agni (fogo), Jal (água), Vaayu (ar), Aakash (céu), Prithvi (Terra).

Por isso acredita-se que é uma das mais completas e poderosas manifestações energéticas capaz de promover a cura, liberação, proteção, equilíbrio e recomposição naqueles que usam as sementes consigo.

Como mencionamos, não existem evidências científicas que atestem os benefícios de se usar as sementes de rudraksha. Pois além de tudo, são lindíssimas!

Mantra: "Om Namah Shivaia"

Curta nossa página no Facebook, e fique por dentro das novidades.

https://www.facebook.com/spa.urbano.derllin/

WhatsApp no link bit.ly/derllin

Aulas de Yoga, maiores informações entre em contato

www.derllin.com.br

Saiba mais 👇

🔴Consultoria Online

🔴Aulas de Yoga

🔴Seja um profissional de Sucesso

Referências:

https://maosocupadas.com.br/o-que-e-semente-de-rudraksha/

http://www.camilazivit.com.br/o-poder-da-semente-de-rudraksha/

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags

2016 Criado por Joana Derllin

Derllin SPA Urbano   CNPJ: 30.584.214/0001-13

Endereço: Rua Dr. Antão Assis Brasil, 759, Pippi, Santo Ângelo, Rio Grande Do Sul, Brasil.

Entrega dos Serviços a combinar.

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • G+