Acupuntura

A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa, que consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos do corpo, para melhorar a imunidade e ajudar no tratamento de problemas emocionais e, até, de algumas doenças físicas.

As técnicas de acupuntura baseiam-se na ideia de que o corpo é composto de energia, acumulada em várias regiões, que são chamados de meridianos, um sistema circulatório, que funciona como uma teia interconectando todo o nosso corpo e suas partes. Se o fluxo de energia nestes meridianos estiver desequilibrado provoca inflamação ou patologia, causando desconforto e manifestando sintomas como dor, cansaço e fraqueza.

Por isso, o objetivo do tratamento com acupuntura é restabelecer o equilíbrio do corpo, facilitando a circulação de energia, desencadeando efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. No entanto, este tipo de tratamento deve ser realizado por profissionais capacitados.

Técnica Milenar

A acupuntura utiliza várias técnicas, que podem ser usadas para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças.

Indicações:

  • Problemas na boca: dor após extração de dente, gengivite ou faringite;

  • Doenças respiratórias: sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;

  • Doenças oftalmológicas: conjuntivite e catarata;

  • Problemas neurológicos: dor de cabeça ou enxaqueca;

  • Problemas gastrointestinais: excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal e prisão de ventre;

  • Problemas ortopédicos: dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;

  • Distúrbios de sono: insônia e agitação.

Além destes problemas, a acupuntura pode também ser utilizada como tratamento complementar de alergias, como rinite e asma, náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia e distúrbios emocionais como ansiedade, estresse e depressão, muito mais.

Contraindicações:

Não existe qualquer contraindicação para uso da acupuntura.
A técnica pode ser ser considerada contraindicada em situações específicas, por exemplo, há restrições para determinados pontos em gestantes e crianças.

Tipos de acupuntura

 Existem diversas técnicas que definem os tipos de acupuntura e que são indicadas por um acupunturista em parceria com um médico, dependendo da doença ou problema de saúde de uma pessoa. Os tipos mais populares de acupuntura podem ser:

1. Acupuntura auricular

A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, pode ser usada para tratar doenças físicas ou emocionais, e pode ser realizada com ou sem agulhas. Esta técnica consiste na aplicação de diferentes tipos de agulhas finas, ou sementes, em pontos específicos das orelhas.

2. Acupuntura estética

A acupuntura para fins estéticos é utilizada para melhorar a elasticidade da pele, estimulando a produção de colágeno, e também ajuda na recuperação dos músculos e no crescimento das células de sustentação, combatendo as rugas e até a gordura localizada.

3. Acupuntura para emagrecer

Na medicina chinesa, acredita-se que o sobrepeso e a obesidade provoca um desequilíbrio no corpo, causando problemas no fígado, baço, rins, tireoide e alterações hormonais. Por isso, a acupuntura pode ser indicada para emagrecer, pois aumenta o metabolismo e reduz o apetite através da aplicação de agulhas em pontos estratégicos do corpo.

4. Eletroacupuntura

A eletroacupuntura é usada para aliviar dores crônicas causadas por problemas na coluna e fibromialgia, por exemplo, e ajuda a melhorar o sono através da liberação, pelo cérebro, de substâncias ligadas ao bem-estar. Neste tipo de acupuntura é usado um aparelho que tem agulhas finas acopladas em eletrodos que emitem pequenos impulsos elétricos pelo corpo.

Além de melhorar a dor, a eletroacupuntura promove o relaxamento, reduzindo

o estresse e a ansiedade, sendo que pode ser realizado por profissionais

qualificados, ou seja acupunturistas treinados, por isso é importante buscar

locais certificados para realização deste tipo de tratamento.

Como é regulamentada a prática de acupuntura no Brasil?

No Brasil, a acupuntura é considerada uma especialidade  de profissionais

da área da saúde de diversas categorias, desde que estes

tenham certificados de cursos reconhecidos.

​​

acupuntura.jpg.webp