Ayurveda
Termo que vem do sânscrito e significa “ciência da vida”, é o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia. Com cerca de 5 mil anos de história, sua origem remonta ao território onde hoje ficam a Índia e o Paquistão. No Brasil, porém, o método só se popularizou a partir dos anos 1980.
Ayurveda é o ramo da cura da ciência yogue, o Yoga é o aspecto espiritual do Ayurveda, ao passo que este é o ramo terapêutico do Yoga.Cada vez mais conhecido no Ocidente, esse milenar sistema de saúde vindo da Índia propõe restabelecer o bem-estar físico e emocional.
O que traz uma conduta saudável na vida do ser humano, pelo olhar da medicina Ayurveda, é: Ahara (comida), Nidra (sono), Brahmacharya (movimentação sexual equilibrada). Quando os três estão em equilíbrio, tornam o ser humano adequadamente nutrido, descansado e sexualmente saudável. Se o equilíbrio faltar, o indivíduo sofrerá distúrbios que vão desde dores de cabeça até a infertilidade.
Esta medicina Hindu que utiliza-se do Yoga para promover a cura tem o homem como um microcosmo da natureza, assim os cinco elementos básicos presentes em toda matéria, existem também dentro de cada ser vivo. Por este motivo setorizaram o ser em Doshas.
Os Doshas
Éter, Ar. Fogo, Água e Terra, os cinco elementos básicos, manifestam-se no corpo humano como três princípios ou humores, conhecidos como Tridosha.
-
Vata Dosha (Éter e ar) – é seco, frio, ligeiro, móvel, claro, áspero e sutil.
-
Pitta Dosha (fogo e água) – é ligeiramente oleoso, quente, intenso, ligeiro, fluído, ácido ou fétido, móvel e líquido.
-
Kapha Dosha (terra e água) – é oleoso, frio, pesado, estável, pegajoso, suave e brando.
Dentro deste contexto o Ayurveda trabalha com hábitos diários para equilibrar o indivíduo na sua totalidade, usando de ferramentas como a Nutrição e Técnicas Terapêuticas.
Dentro do nosso espaço ao fazermos o diagnóstico fornecemos um cronograma semanal diário alimentar e de indicações terapêuticas, tanto para quem quer melhorar a qualidade de vida, tratar alguma patologia ou melhorar seu desempenho como atleta. Assim nosso programa se divide em três estágios, onde será mantido o cronograma mensal e adaptado para um melhor resultado de acordo com cada indivíduo.
OBS: Para quem busca o Ayurveda para tratamentos, lembre-se que é uma Medicina que pode complementar a Medicina Convencional e sempre busque a orientação do seu médico atual antes de qualquer mudança em sua rotina, e assim terá segurança para aderir ou não qualquer metodologia.
Método na prática
-
Alimentação: Recomenda-se ingerir alimentos produzidos em sua região seguindo a estação do ano em que são cultivados. A dieta deve levar em conta o Dosha, perfil baseado em determinadas características de cada indivíduo.
-
Terapias: Cromoterapia, aromaterapia, meditação, Yoga e massagens entre outras até uma atividade física mais vigorosa a florais, só indicados dentro do processo Ayurvédico. São práticas que, para além do corpo físico, trabalham com a energia sutil e o propósito de vida.
Indicações:
-
Trata inflamações;
-
Trata distúrbios hormonais;
-
Trata problemas digestivos;
-
Trata doenças auto-imunes;
-
Desintoxica o corpo;
-
Melhora a disposição física;
-
Melhora a libido;
-
Trata a insônia;
-
Trata Ansiedade e Depressão;
-
Equilibra o emocional;
-
Melhora a performance para atletas;
-
Mantém o peso ideal para o seu corpo;
-
Emagrece;
-
Trata dores crônicas e agudas;
-
Promove uma melhor recuperação em casos de lesões.
Contraindicações:
Não há contraindicações para a Medicina Ayurvédica.