Pranayama UJJAYI na YOGA

Ujjáyí Respiração do Vitorioso ou Pronunciado Ruidosamente.

É dada muita importância ao modo como respiramos no yoga e o que se pretende é iniciar um processo de interiorização através de uma respiração ou sopro consciente.

Na aula, o professor ou a professora aconselhará a fazer a respiração vitoriosa ou ujjayi. O propósito desta respiração é a focalização da mente para nos ajudar a abstrair de tudo ao nosso redor, o que é um dos objetivos de yoga. A respiração é o primeiro passo em ajudar-nos a concentrar na prática das posturas (“asanas”) nos ajudando a fazer os movimentos com controle e manter na sua fase estática (permanência).

Benefícios:

Promove equilíbrio mental e emocional, alterando o estado físico e energético, melhora a insônia, estresse, normaliza a tireoide, interessante como coadjuvante no tratamento da asma, estimula a interiorização.

Como fazer:

A inspiração e a expiração acontecem pelas narinas.

Para aprender a respiração ujjayi, escolha uma posição em que pode ficar confortavelmente sentado. Observe sua respiração durante alguns momentos. A inspiração e a expiração emitem um som parecido com o barulho do mar (aquele que a gente escuta ao colocar uma concha do mar na orelha ). Isto se dá ao levarmos a respiração para trás da garganta, atrás da glote, por meio do parcial fechamento ou contração parcial da glote, funcionando como um freio na passagem do ar para inspirar e expirar, tornando cada respiração mais prolongada , já que você não consegue soltar rápido o ar e emitindo um som. Inspire lentamente até encher os pulmões, posteriormente expire profundamente para esvaziar os pulmões. Em seguida, relaxe o maxilar e deixe a boca abrir. Inspire pelas narinas e quando expira, contraia ligeiramente a epiglote, relaxando a zona da garganta. Respire algumas vezes assim até se habituar, às sensações da respiração são sentidas no fundo da garganta. Agora, feche a boca e continue a respirar da mesma maneira, procurando fazer o mesmo som. Tome consciência de sua respiração para atingir a interiorização consciente do que está a fazer, sinta seu pulmão enchendo e esvaziando, sinta o ar em sua glote.

É importante não forçar a respiração, e tenha o cuidado de não contrair demasiado a zona da garganta. A respiração ujjayi cria uma frescura no fundo da garganta e tem o efeito de equilibrar o sistema cardiorrespiratório.

Dicas:

Experimente colocar a mão na garganta para focar a inspiração alterada pela contração da glote, observe que o ruído acontece pela resistência da passagem do ar pela contração da glote.

Se ainda tiver dificuldade, tente algumas vezes ao soltar o ar, fazer com a boca aberta para observar o som. Faça assim: Solte o ar pela boca como se quisesse embaçar um vidro, fazendo um ruído como o do mar. Depois de dominar e entender o processo volte a inspirar e expirar apenas pelo nariz.

Note que você inspirar a partir da garganta, e não do nariz.

Deve se ter a sensação de que o ar chega aos cabelos ao inspirar e as unhas ao expirar.

Este pranayama pode ser feito também enquanto se caminha.

Cuidado com tensão excessiva.

Objetivo:

Que você solte o ar cada vez mais longo e espaçado.

A pratica do ujjayi também pode ser feita durante a execução das série de asanas (posturas).

Respiramos 18 vezes por minuto, com esta técnica, diminuímos o numero de respirações por minuto.

Apos dominar a técnica, podemos incluir pausas e travas.

Inspiramos com as duas narinas, com a passagem do ar na garganta com uma semi obstrução da glote.

Levamos o queixo no peito (jalandhara bandha) e mantemos a pausa.

Ao expirar, fazemos somente pela narina esquerda, desfazendo a trava do queixo, elevando a cabeça no prolongamento do pescoço.

A proporção do tempo da inspiração (puraka) e da pausa com ar nos pulmões (kumbhaka) é de 1:2 ou se for confortável, sem sensação de sufocação, 1:4.

Para fechar as narinas estenda a palma da mão direita, dobra-se o indicador e o dedo médio, permanecendo estendidos os dois dedos e o polegar (hastamudra)

Ótima pratica!

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