top of page

Tabela de Peso


É importante que todos mantenhamos um peso saudável, correto? Por que? Por que nossos corpos são feitos para funcionar perfeitamente em relação ao nosso peso.

Existe um certo peso que devemos ter, e se ele estiver acima do “normal”, nossas chances de desenvolver problemas de saúde aumentam. Contudo, a maneira pela qual a mídia e a sociedade tentam convencer as pessoas de seu ideal de peso correto está inteiramente errada, o que leva a um excesso de más dietas e problemas, inclusive psicológicos, oriundos da pressão por se atingir um peso determinado.

Na realidade, o peso saudável deve ser determinado no aspecto físico de cada um, e levar em consideração fatores como o formato do corpo, e não apenas uma relação de altura e peso. O site Healthy Life Land criou a tabela à seguir para mostrar o peso saudável de cada mulher, de acordo com fatores importantes de altura e formato do corpo.

Existem diferentes fórmulas para calcular a proporção ideal de peso e altura. Em todos os casos, vale a pena saber que, mesmo que duas pessoas tenham o mesmo peso e a mesma estatura, elas podem ter aparências diferentes. Uma pode ser mais corpulenta e a outra, mais atlética.

4 FORMAS DE CALCULAR O PESO IDEAL CALCULADO POR PROFISSIONAIS DE FITNESS

FORMA 1:

Índice de KETTLER

Se conhecemos o índice de massa corporal é possível também falar com certeza sobre obesidade ou peso insuficiente. O Índice de Kettle é aplicável a homens e mulheres de 20 a 64 anos. Os resultados podem não ser exatos em casos de mulheres grávidas ou em etapa de amamentação. O mesmo deve ser levado em conta com esportistas profissionais, pessoas mais velhas e adolescentes com menos de 18 anos.

Como calcular? Pegue a estatura em metros e eleve ao quadrado. Em seguida, divida a massa do corpo em kg pela cifra anterior. Por exemplo: para uma estatura de 1,70m e massa de 65 kg. 65 kg ÷ (1,7 metros x 1,7 metros) = 22,5

A cifra resultante será o seu índice. O normal para os homens é estar entre 19 - 25 e para as mulheres entre 19 - 24.

FORMA 2:

Tabela segundo a idade

Já foi demonstrado que o peso dos homens e mulheres aumenta com a idade, e isso é um processo fisiológico normal. Você pode usar a tabela abaixo para verificar seu peso ideal em função da sua idade.

FORMA 3:

Fórmula BROCA

Um dos métodos mais populares para calcular o peso é a fórmula Broca, já que calcula a relação entre estatura, peso, tipo de corpo (biotipo) e idade.

Para os menores de 40 anos, você deve subtrair 110 da altura, ou seja, 170 centímetros de estatura menos 110 seria 60. Se a pessoa tem mais de 40 anos, deve subtrair apenas 100.

Adicionalmente, as pessoas cujos corpos são do tipo ectomorfo (ver abaixo) devem tirar 10% deste valor, e as pessoas que têm biotipo endomorfo devem aumentar 10% do resultado final.

Como saber qual o meu biotipo (tipo de corpo)? Basta medir a parte mais fina do punho.

FORMA 4:

Fórmula de McCALLUM

Uma das melhores fórmulas foi criada por John McCallum. Ela se baseia na medida dos perímetros do corpo. Funciona muito bem para os homens.

  1. O perímetro do peito deve ser igual ao perímetro do punho multiplicado por 6.5.

  2. O perímetro do quadril deve ser igual a 85% do perímetro do peito.

  3. A cintura deve ser igual a 70% do perímetro do peito.

  4. A coxa deve ter um perímetro igual a 53% do peito.

  5. O pescoço deve ter um perímetro igual a 37% do perímetro do peito.

  6. Os bíceps devem ter um perímetro próximo a 36% do perímetro do peito.

  7. A canela deve ter 34% do perímetro do peito.

  8. O perímetro do antebraço deve ser igual a 29% do perímetro do peito.

Claro que estes valores são apenas indicativos e devem ser arredondados e analisados com respeito ao tipo de corpo, idade e outras variáveis.

Lembre-se: estas formas são referências. Se você pretende começar a praticar exercícios, procure antes um médico e profissional habilitado.

Saiba mais 👇

REFERÊNCIA:

https://incrivel.club/criatividade-saude/tabelas-profissionais-de-proporcao-pesoaltura-40705/

https://perfeito.guru/esta-tabela-mostra-o-peso-ideal-de-acordo-com-sua-altura-e-formato-corpo/

31.375 visualizações

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Procurar por tags

WhatsApp
bottom of page