top of page

Saudação ao Sol


Hatha Yoga

Hatha Yoga é uma forma de Yoga pré clássico. A expressão Hatha poderia ser traduzida, dividindo-se as sílabas, nas palavras "ha" (sol) e "tha" (lua), cujo significado é atribuído à busca do equilíbrio das forças solar e lunar, masculina e feminina como objetivo final dessa prática.

O Hatha Yoga uniu a ideia tântrica do corpo como templo da divindade com a visão vedântica de que tudo que existe é a expressão do Ser, que é criador e agente material da criação. Dá muita importância à prática das purificações (shat karma), mas também leva em conta seus aspectos sutis, como o despertar da energia potencial (kundaliní), técnicas de percepção do som super sutil interior (nada), a absorção final da atenção na realidade transcendental (laya) e a iluminação (samádhi).

Assim como as demais escolas de yoga, visa transcender a consciência, mas a metodologia utilizada é baseada no fortalecimento do físico. Os ásanas devem ser praticados com consciência e foco nos objetivos do Hatha Yoga, respeitando os limites do corpo e buscando alcançar o relaxamento. A função das posturas ou Ásanas no Yoga é preparar o corpo para a quietude da meditação.

Yoga é uma análise sistemática do ser humano e sua mente. Ela não possui uma ligação direta e indispensável com qualquer religião em particular. A prática do Yoga torna um homem mais religioso em sua própria religião.

Surya Namaskar - Saudação ao Sol

Aconteça o que acontecer, é certeza que o sol nasce todos os dias, nos trazendo um novo começo, uma nova oportunidade e novas vivências. Mesmo em dias nublados e chuvosos, é ele que continua ali, atrás de cinzas e pesadas nuvens pra quem quiser percebê-lo.

Certa vez li um significado até então desconhecido para a palavra acordar: A-COR-DAR: dar cor, colorir. Perceba se você realmente acorda todo dia ou faz dele uma sucessão de atos impensados, automáticos e robóticos. Logo pela manhã, observe o seu redor, como se sente estando presente, percebendo o seu funcionamento, testemunhando sons e sabores. O sol envia a mensagem: esteja vivo, acorde!

Desde modo, a mente segue firmemente a contínua, calma e profunda respiração empregada, e a união da mente com o corpo acontece de uma maneira muito forte e presente.

O Surya Namaskar energiza todos os chakras, mas especialmente o Manipura Chakra (Chakra Plexo Solar).

Pode ser praticado a qualquer hora do dia, mas especialmente ao nascer do Sol.

SEQUÊNCIA:

1 - STHITAPRARTHATHANASANA OU PRANAMASANA (Postura da Oração)

De pé, com as costas direitas, pés juntos ou ligeiramente separados. Unir as palmas das mãos junto ao peito (namaskara mudra). Relaxe todo o corpo. Expire profundamente. Mantenha a sua concentração no seu corpo e no mudra, sinta o efeito da pressão das mãos.

2 - SUKHA ARDHA CHAKRASANA 3 OU HASTA UTTANASANA (Postura dos braços levantados)

- INALA

Ao inspirar, levantar os braços acima da cabeça, palmas voltadas para cima. Dobre ligeiramente até atrás da cabeça e parte superior do tronco, de modo a alongar todo o corpo. Incline a cabeça para trás o máximo que conseguir. Concentre-se no arquear das costas. Este movimento exercita os músculos dos braços e ombros e abre todos os compartimentos pulmonares.

3 - RAJA PADAHASTASANA OU PADAHASTASANA(Postura de flexão para frente)

- EXALA

Incline-se para a frente até as mãos tocarem no chão perto dos pés, mantendo as pernas retas. Aproxime o máximo da cabeça nos joelhos. A postura é feita enquanto expira. Na posição final contraia o abdômen para expulsar a máxima quantidade de ar. Tentar manter as costas eretas, concentrando-se na bacia.

4 - ASHWA SANCHALASANA (Postura Equestre/ cavaleiro)

- INALA

Esticar a perna direita para trás o máximo que conseguir, dobrando o joelho esquerdo (mãos no chão). Leve a cabeça atrás, olhando para cima. Inspire, abrindo e elevando o peito. Sinta o alongamento da coxa e toda a parte frontal do corpo.

5 - ADHO MUKHA SHVANASANA ( postura do cachorro olhando para baixo ) OU PARVATASANA (Postura da Montanha)

- EXALA

Junte o pé esquerdo com o pé direito, atrás, e ao mesmo tempo eleve as nádegas e baixe a cabeça entre os braços, o corpo deve formar os lados de um triângulo. No final, as pernas e braços devem estar retos. Este movimento faz-se enquanto expira. Tente colocar os calcanhares em contacto com o chão, olhe na direção dos joelhos e concentre a sua atenção na região do pescoço.

6 - ASHTANGA NAMASKAR (Saudação com os 8 membros)

- EXALA

Baixe o corpo até ao chão de modo a que apenas toque no chão com a ponta dos pés, joelhos, peito. mãos e queixo. Eleve as nádegas. Retenha a respiração com os pulmões vazios depois de completar a última posição. Esta postura é a única que interrompe o ciclo de respiração. Concentre-se no centro do corpo e na musculatura das costas.

7 - BHUJANGASANA (Postura da Cobra)

- INALA

Pernas esticadas no chão, levante a parte de cima do corpo esticando os braços ( ver na figura), até a coluna estar completamente curvada e a cabeça para cima. Ao levantar o tronco, inspirar. Concentre-se na base da coluna, sentindo a tensão provocada pelo alongamento.

8 - ADHO MUKHA SHVANASANA ( postura do cachorro olhando para baixo ) OU PARVATASANA (Postura da Montanha)

- EXALA

Repetição da quinta posição. Corpo em forma de triângulo, pés juntos atrás, braços esticados à frente enquanto a cabeça se encontra entre os braços, expirando.

9 - ASHWA SANCHALASANA (Postura Equestre)

- INALA

Repetição da quarta posição. Dobrar o joelho esquerdo, alongando a perna direita para trás. Inspirar, abrindo o peito.

10 - RAJA PADAHASTASANA (Postura de mãos sobre os pés)

- EXALA

Repetição da terceira posição. Descer para a frente em movimento contínuo, expirando.

11 - SUKHA ARDHA CHAKRASANA 3 OU HASTA UTTANASANA (Postura dos braços levantados)

- INALA

Repetição da segunda posição. Inspirar e elevar os braços acima da cabeça o máximo que conseguir.

12 - STHITAPRARTHATHANASANA OU PRANAMASANA (Postura da Oração)

Volta à primeira posição, para terminar. Volta à primeira posição, para finalizar.

Pranamasana - Sintonia com o Sol, prece, invocação. Chakra Anahata (altura do coração).

Hasta Uttanasana - Trazer para dentro de si a energia do sol que acabou de nascer, pela respiração e por todos os poros da pele. Chakra Vishudda (altura da garganta e nuca).

Padahastasana - Introspecção necessária para levar adiante os deveres diários. Essa introspecção se contrapõe a extroversão excessiva que é característica da nossa vida diária. Aqui olhamos para dentro buscando inspiração e respostas para os problemas diários. Chakra Svadhisthana (altura do coccix).

Ashwa Sanchalanasana - Aqui focamos o Ajna Chakra e buscamos poder e coragem para encararmos de frente os problemas da vida diária. A auto confiança aparece quando olhamos para dentro e fazemos contato com o nosso guia interno, Ajna Chakra, que nos dá a inspiração e intuição. Chakra Ajna (ponto entre os olhos).

Parvatasana - Introspecção e o ceder de si mesmo para o mundo. Chakra Vishudda (garganta e nuca).

Astanga Namaskara - Representa a energia no seu limite mais baixo. O sol está na sua extremidade (meio dia ou meia noite) e o homem está no seu período mais vulnerável pois é o período de inércia, ou tamas, quando a maior parte das pessoas sentem a necessidade de descanso ou sono. Aquí é a entrega completa do homem ante o poder do sol do meio-dia ou da meia-noite. Chakra Manipura (altura do umbigo).

Bhujangasana - Representa o acordar do homem do seu sono, o nascer do conhecimento, o acordar da energia vital rajásica de dentro da inércia de tamas. Quando a serpente, representando a sabedoria, se eleva, o homem inicia a subida para o estado espiritual e sattivico equilibrado. Chakra Svadhisthana (altura do coccix).

Parvatasana - Introspecção e o ceder de si para o mundo. Chakra Vishudda (altura da garganta e nuca).

Ashwa Sanchalanasana - Desenvolvimento do poder, coragem e auto-confiança que aparece quando olhamos para dentro e fazemos o contato com o nosso guia interno no Ajna Chakra (ponto entre as sobrancelhas).

Padahastasana - Instrospecção e olhar para dentro buscando inspiração e respostas para os problemas da vida diária. Chakra Svadhisthana (coccix).

Hasta Utthanasana - Inspirar o poder e a energia do sol. Chakra Vishudda (garganta e nuca).

Pranamasana - Sentir o sol dentro de si, sentir-se iluminado, conhecedor de si como não diferenciado do criador, e integrado a tudo e a todos. Chakra Anahata (altura do coração).

A verdadeira essência do Yoga é a porta da felicidade, a natureza do universo, seu coração tranquilo como sua mente permitirão a evolução e a uma vida de paz e serenidade.

Cuide de sua saúde: física, mental e espiritual. Reenergizando sua vida.

Pratique aulas de Yoga, respire suavemente pelas narinas, explore o universo ao seu redor, mas observe suas sensações, emoções e pensamentos.

Boa prática!

Obs.: É sempre recomendável a prática junto à um professor de Yoga.

Saiba mais 👇

REFERÊNCIAS:

http://universomistico.com.br/la-vem-o-sol-entregue-se-ao-seu-poder-e-seja-preenchido-por-esse-calor

http://swasthya-ayurveda.blogspot.com.br/2013/02/surya-namaskar-saudacao-ao-sol.html

http://www.yogalotus.com.br/suryanamaskar.htm

221 visualizações

Posts Em Destaque

Posts Recentes

Procurar por tags

WhatsApp
bottom of page